Os Estados Unidos utilizam dois sistemas de classificação padrão para ajudá-lo a distinguir entre as especificações do capacete

O padrão DOT (Departamento de Transporte) e o padrão Snell (empresa privada). O padrão Snell é um padrão muito mais rígido e envolve um teste de replicação de impacto padrão com dois ataques exatamente no mesmo local. Ele mede o efeito no revestimento EPS e determina se o capacete passa. Ambos os padrões são limitados porque é impossível duplicar o funcionamento de um capacete no mundo real. O padrão DOT é um conjunto de diretrizes exigidas de todos os fabricantes de capacetes para que um capacete seja legal.

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Muitos dos principais especialistas na área de capacetes para motociclistas são altamente críticos em relação ao padrão Snell, porque ele faz com que os capacetes sejam muito rígidos. Eles salientam, em particular, que a capacidade de resistir a dois impactos no mesmo local não tem nada a ver com acidentes no mundo real. Ao tornar o capacete muito rígido, em vez de mais macio, muitos ferimentos na cabeça evitáveis ​​ocorrem em acidentes mais comuns de menor impacto. Alguns especialistas recomendam seriamente não comprar um capacete certificado pela Snell, principalmente porque a Snell elevou seu padrão há alguns anos. Discuti longamente isso com um médico que anda de motocicleta, e sua resposta foi comprar um capacete europeu, porque era mais macio. Dado que esta questão é tão conhecida, parece razoável esperar mudanças num futuro não muito distante.