Habilidades: como dar instruções eficazes

As pessoas terão maior probabilidade de compreender e cumprir suas instruções se você seguir estas diretrizes:

Seja direto.  Faça declarações em vez de fazer perguntas: “Por favor, sente-se”, em vez de “Você está pronto para fazer sua lição de casa?”

Esteja perto.  Dê instruções quando estiver perto do seu filho, em vez de gritar do outro lado da sala.

o que é avaliação comportamental

Use comandos claros e específicos . Em vez de “Vá em frente”, diga: “Por favor, comece sua tarefa de leitura”.

Dê instruções adequadas à idade . Fale com seu filho em um nível que ele entenda. Se seu filho for mais novo, mantenha as coisas simples e use palavras que você sabe que ele conhece: “Por favor, pegue a bola”. Com pessoas mais velhas, é importante ser claro sem ser condescendente.

Dê instruções uma de cada vez.  Principalmente para pessoas que têm dificuldade de atenção, evite dar uma série de instruções: “Por favor, calce o tênis, pegue o almoço na bancada da cozinha e me encontre no hall de entrada”.

Mantenha as explicações simples.  Fornecer uma justificativa pode aumentar a probabilidade de as pessoas ouvirem um comando, mas não se os comandos se perderem nele. Por exemplo: “Vá vestir o casaco porque está chovendo e não quero que você pegue um resfriado”. Em vez disso, tente: “Está chovendo e não quero que você pegue um resfriado. Vá pegar seu casaco.