Usinabilidade: saiba o que significa

Quando uma empresa precisa adquirir peças e ferramentas manufaturadas para desenvolver o seu trabalho, ela deve ter uma atenção especial com a Usinabilidade de materiais.


Muita gente não sabe, mas esse item pode impactar diretamente nos custos, performance, segurança e qualidade, além de influenciar no sucesso do seu negócio.


Para entender mais detalhes sobre esse conceito e quais são os impactos para a rotina da empresa, desenvolvemos um guia com as principais informações. Então, continue com a leitura e saiba o que significa Usinabilidade.

Afinal, o que é Usinabilidade materiais?

Trata-se da simplicidade ou da complexidade com que um material pode ser submetido a várias operações ou técnicas de usinagem.


Na prática, isso se refere ao valor que uma empresa deve investir em um determinado material para executar as seguintes funções: cortar, tornear, fresar ou furar. Esses procedimentos não podem colocar em risco as suas propriedades.


A regra é clara: quanto melhor a usinabilidade, mais facilidade os profissionais terão para utilizar o material no dia a dia. Além disso, é possível executar as demandas com acabamentos personalizados. Dentre os materiais mais indicados, o alumínio é uma das melhores opções, uma vez que ele contém alta usinabilidade. Ele facilita o seu uso em várias aplicações.


O ferro e aço, que contém até 0,35% de enxofre, auxiliam na performance da usinabilidade e ajudam a quebrar as aparas. Já o chumbo trabalha como lubrificante na ponta da ferramenta, garantindo um processo mais fácil. O nitrogênio e o fósforo também melhoram a usinabilidade.


Como descobrir a Usinabilidade de um material?

Outra dúvida bastante comum entre os profissionais é descobrir se um material tem boa usinabilidade ou não. Alguns itens influenciam nessa decisão.


● Estado metalúrgico da peça;

● Dureza,

● Propriedades mecânicas do material;

● Composição química;

● Condições de usinagem;

● Características da ferramenta;

● Condições de armazenamento.


Aqui, vale um alerta importante: antes de definir a usinabilidade, um profissional analisa cada material de acordo com cada projeto. O objetivo é construir um diagnóstico mais assertivo.


A usinabilidade de um material pode definir se será necessário escolher outros parâmetros de corte para adquirir resultados com mais qualidade, como taxa de produção e economia de usinagem de um item para o acabamento necessário.


Por que a Usinabilidade é importante?

Sabemos que alguns segmentos da indústria utilizam peças e ferramentas manufaturadas com frequência em sua rotina. As mais comuns são: aeroespacial, de energia, de mineração, agrícola, automobilístico e bélico.


Para esses setores, o conhecimento sobre o assunto é fundamental para definir quais são os materiais a serem usinados. Ao utilizar um material indicado para passar pelo processo de usinagem, a sua empresa garante diversos benefícios: produtividade, custos de operação e tempo de produção.


Como fazer o processo de Usinabilidade?

O processo de usinabilidade não pode ser feito de qualquer forma. Você deve contar com o apoio de empresas especializadas para evitar futuros problemas. Por isso, antes de escolher um fornecedor, verifique o histórico do negócio, converse com clientes que já utilizaram o serviço, conheça os profissionais que trabalham na equipe e tire todas as suas dúvidas. Afinal, é o seu sucesso que está em jogo.


A Braniva fornece serviços e peças para indústrias químicas, petrolíferas, petroquímicas, siderúrgica, papel e celulose, entre outras.


A usinabilidade de um material tem uma função muito importante ao definir os parâmetros de corte. O mais indicado é que o engenheiro do projeto avalie a classificação de usinagem antes de escolher um para certo aplicativo.


Após descobrir o que significa Usinabilidade, siga-nos nas redes sociais e conheça outras dicas que impactam no sucesso do seu negócio.




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE

(47) 3273-7849

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00h.

MÁQUNAS MK

Soluções e Máquinas e Equipamentos para diversos segmentos de mercado.

 

Confira toda a linha de máquinas, equipamentos e acessórios que a Máquinas MK tem a oferecer.

    LINHA DE ​MÁQUINAS

    - Empacotadoras

    - Enfardadoras

    - Encaixotadoras

    - Dosadores

    - Paletização

    - Esteiras Transportadoras

    - Mesas Giratórias

    - Fechadoras de Caixas

    - Encartuchadoras

    - Projetos Especiais

    ENDEREÇO

    Estamos localizados na:

    Rua João Carlos Stein, 245

    Bairro: Jaraguá Esquerdo

    Jaraguá do Sul - SC

    CEP: 89.253-350

     

     ® 2018 | Máquinas MK | Venda de Máquinas, Equipamentos e Acessórios Industriais