Quando devo automatizar meu processo de produção?

Automatizar processos de produção é uma grande tarefa que pode parecer um pouco intimidadora. Muitos se perguntam como a automação poderia ajudá-los, se terão lucros com essa automatização do processo e em que momento ela deve ser feita.

Para responder a essas questões, antes você deve ter em mente alguns fatores.

O primeiro deles é: Quão complexa é a sua operação atual?

Se a sua produção é de alta complexidade, exige muito esforço e trabalho, tanto braçal quanto mental dos funcionários, já é um grande motivo para se pensar na automação da produção.

Pense, por exemplo, se você possui uma empresa de cosméticos, produtos farmacêuticos ou bebidas, certamente é necessário envasar potes, frascos e garrafas.

Quando esse processo é feito à mão, a quantidade de produtos produzidos é muito pequena, por essa razão, a empresa não consegue escalar a sua produção em grande quantidade.

Agora se você decidir automatizar o seu processo de produção e comprar uma ou mais máquina envasadoras, além de diminuir os custos com muitos funcionários (o que fará com que seu investimento nas máquinas industriais retorne rapidamente), você também poderá oferecer uma quantidade muito maior de produtos, o que aumentará exponencialmente o seu lucro.

Além disso, a máquina envasadora permite que você tenha controle de temperatura e nível de produção dos produtos, e também armazena dados e receitas ao final da demanda, o que certamente ajudará e facilitará o serviço de gerenciamento.

Outro fator a se pensar é: Qual a porcentagem de defeitos dos meus produtos?

Normalmente o que acontece é, quanto maior a sua produção, maior a quantidade de erros.

Isso acontece porque se você ainda não automatizou a sua produção, o fator do erro humano é muito maior, pois são necessários muitos funcionários para fazer o que apenas uma máquina faria.

Você já ouviu falar no Modelo Queijo Suíço? Ele é utilizado para mostrar e evitar fatores de risco e desastres de uma organização.

Essa teoria é usada na segurança organizacional, porém utilizaremos ele apenas como modelo para que você entenda como é importante retirar um fator de risco na sua organização, nesse caso o fator seria o erro no processo de produção.

O modelo explica que qualquer componente de uma organização pode ser é considerado uma fatia (de queijo), por isso o nome Modelo Queijo Suíço.

Porém, esses elementos não são perfeitos. Naturalmente eles contêm falhas e fraquezas. Por isso, cada um destes componentes são representados como fatias de queijo suíço e os buracos do queijo representam as deficiências.

Se essas fraquezas se alinharem em todas as fatias, ou seja, um “buraco” em comum em todas as camadas, você terá um desastre.

Puxando para o caso de uma empresa não automatizada, os buracos são os inúmeros funcionários e o alinhamento de erros entre cada um deles gera o “desastre”, que seria o defeito na produção.

Por essa razão, se você conseguir desalinhar os “buracos” e diminuir a probabilidade de erros, certamente o seu índice de produtos com defeitos será muito menor.

Como atingir esse índice reduzido? Automatizando o processo

Quando você adere a automação dos processos, você tem como resultado uma menor quantidade de erros, clientes satisfeitos e consequentemente lucro.

O terceiro fator e não menos importante a ser pensado é: Meu ciclo de produção é rentável e produtivo?

Pare e pense qual seria a redução dos seus custos caso decidisse automatizar o seu processo de produção.

Não foque apenas no valor da máquina, pense no cenário como um todo.

Se você decidir automatizar apenas o processo de empacotamento dos seus produtos e comprar uma máquina empacotadora automática por exemplo, apenas um ou dois funcionários seriam necessários independente do seu nível de produção.

Apenas com esse exemplo você já pode ter uma ideia de como teria retorno rápido no seu investimento, pois quanto mais funcionários mais custos e quando uma máquina faz o processo o custo é apenas um.

Após observar todos os fatores observados, se você se encaixar em um ou mais deles, saiba que chegou o momento de automatizar o seu processo de produção.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE

(47) 3273-7849

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00h.

MÁQUNAS MK

Soluções e Máquinas e Equipamentos para diversos segmentos de mercado.

 

Confira toda a linha de máquinas, equipamentos e acessórios que a Máquinas MK tem a oferecer.

    LINHA DE ​MÁQUINAS

    - Empacotadoras

    - Enfardadoras

    - Encaixotadoras

    - Dosadores

    - Paletização

    - Esteiras Transportadoras

    - Mesas Giratórias

    - Fechadoras de Caixas

    - Encartuchadoras

    - Projetos Especiais

    ENDEREÇO

    Estamos localizados na:

    Rua João Carlos Stein, 245

    Bairro: Jaraguá Esquerdo

    Jaraguá do Sul - SC

    CEP: 89.253-350

     

     ® 2018 | Máquinas MK | Venda de Máquinas, Equipamentos e Acessórios Industriais