Os melhores sistemas de dosagem

Quando falamos sobre empacotadoras é essencial a presença de um sistema de dosagem preciso a fim de garantir maior produtividade e precisão no momento de finalizar o processo. Isso porque, por meio dela sua empresa será capaz de ter uma produção extremamente padronizada e de alta qualidade, fator essencial em qualquer segmento de mercado. Afinal, imagine incluir em cada pacote a quantidade correta de produto que chegará ao cliente final? Em quaisquer que seja o segmento de mercado, é essencial que a quantidade de produto descrita na embalagem seja exatamente a presente dentro da mesma, caso contrário, a insatisfação do cliente se torna presente em seu negócio. Por isso, no post de hoje vamos falar tudo sobre os sistemas de dosagem!


O que são os sistemas de dosagem?


Como você vai aprender mais a frente, existem diferentes tipos de sistemas de dosagem. Eles têm como principal objetivo evitar o desperdício de produto, garantindo a precisão e também a qualidade do produto final. Isso porque, eles são responsáveis por incluir em cada pacote a quantidade exata de produto para ser comercializado enfim.


Então, por exemplo, em uma embalagem onde se menciona a quantidade de 1Kg de um certo produto, é exatamente essa a quantidade que deve conter. O cliente não pode ser prejudicado. Sendo assim, os sistemas de dosagem, cada um de uma maneira, irão garantir a inserção exata de produto, a fim de diminuir o desperdício, aumentar a produtividade e consequentemente o lucro da empresa.


Quais são os tipos de sistemas de dosagem?

Existem diversos tipos de sistemas de dosagem, veja agora os principais deles.


Dosador Volumétrico


O dosador volumétrico é uma ótima opção para automatizar e dinamizar processos industriais, seja em grande ou pequena escala. Isso porque, ele é responsável por controlar a quantidade e peso dos produtos, permitindo uma dosagem extremamente eficaz no momento de empacotá-los. Por ser prático, fácil de manusear e promover agilidade nos processos, você aumenta a produtividade e consequentemente reduz os custos.


Além dos fatores acima, o dosador volumétrico auxilia no controle de desperdício de tempo, matérias-primas e claro, dinheiro. Afinal, por ter uma dosagem precisa, você irá incluir a mesma quantidade de produto em todas as embalagens utilizando as empacotadoras. Ao diminuir a perda de produto e realizar mais dosagens em menos tempo, você reduz seus custos e aumenta seu lucro. O dosador volumétrico é ideal para grãos como arroz, feijão, milho de pipoca, açúcar, areia para gatos, raticida, entre outros.


Dosador de Rosca


Esse equipamento é um dos mais versáteis disponíveis no mercado, servindo como empacotadoras automáticas de produtos como pós de café, argamassa, rejunte, polvilhos doce e azedo, tinta em pó, fubá, farinha de trigo, achocolatado, entre outros. Ele é ideal tanto para indústrias alimentícias, quanto farmacêuticas, possuindo um agitador de acionamento independente que mistura continuamente o produto. Além disso, o volume necessário é ajustado de maneira eletrônica, sendo extremamente preciso.


Ele também possui diversas capacidades de vazão, opções de velocidade adequadas, como falamos acima e pode atender a demandas de pequenas, médias ou grandes produções. Assim, ela promove melhor interação entre as diversas etapas dos processos.


Dosador Linear


Esse tipo está entre as máquinas industriais mais indicadas para quem busca alta precisão e aumento da capacidade produtiva no processo de dosagem de produtos sólidos como grãos irregulares. Dentre eles podemos citar salgadinhos, biscoitos, condimentos, grãos, farinha de biju, entre outros. Por possuir um sistema vibratório e pesagem por células de carga, o dosador linear possui maior precisão no momento das dosagens que deverão ser aplicadas, sendo assim, ideal para alimentação de empacotadoras.


Balança Múltiplos Cabeçotes


Por fim, mas não menos importante, a Balança Múltiplos Cabeçotes oferece a maior precisão existente aliada com a alta velocidade de produção. Ela é indispensável quando falamos de processos de empacotamento, sendo responsável por fracionar e pesar o produto antes de ser acondicionado. Enquanto os dosadores volumétricos, como falamos, realizam a dosagem do produto por volume, a Balança realiza a dosagem por meio de células de carga, o que a torna ideal para produtos com formato irregular ou com instabilidade de densidade. Alguns exemplos são alimentos secos e processados, frutas, vegetais, bala, amendoim, peixes, ração animal, vegetais, massa cortada, etc. No entanto ela ainda pode ser utilizada para produtos não alimentícios, como porcas, parafusos, peças de brinquedos, produtos farmacêuticos, entre outros.


Bom, agora que você sabe tudo sobre os sistemas de dosagem já entendeu sobre sua importância, certo? Eles são essenciais para evitar o retrabalho, desperdício de matéria-prima e insumos. Além disso, é importante lembrar que a regularidade na pesagem é essencial, visto que a falta de conformidade no peso final pode causar inúmeros problemas para a organização. Portanto, empresas que utilizam essas máquinas industriais garantem precisão de dosagem, aumento da produtividade e consequentemente de seu lucro.







Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE

(47) 3273-7849

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00h.

MÁQUNAS MK

Soluções e Máquinas e Equipamentos para diversos segmentos de mercado.

 

Confira toda a linha de máquinas, equipamentos e acessórios que a Máquinas MK tem a oferecer.

    LINHA DE ​MÁQUINAS

    - Empacotadoras

    - Enfardadoras

    - Encaixotadoras

    - Dosadores

    - Paletização

    - Esteiras Transportadoras

    - Mesas Giratórias

    - Fechadoras de Caixas

    - Encartuchadoras

    - Projetos Especiais

    ENDEREÇO

    Estamos localizados na:

    Rua João Carlos Stein, 245

    Bairro: Jaraguá Esquerdo

    Jaraguá do Sul - SC

    CEP: 89.253-350

     

     ® 2018 | Máquinas MK | Venda de Máquinas, Equipamentos e Acessórios Industriais