O que são bancadas de solda?

January 30, 2020

Seja uma bancada de solda, mesa ou simples apoio, qualquer um desses sinônimos para o objeto, é de grande apoio para a realização das atividades de um soldador. Muito utilizada em galpões, as bancadas servem para colocar outros materiais em trabalhos feitos pelos soldadores.

 

Em geral ela possui uma estrutura de ferra, que em geral mesmo estando bem empenada, não apresenta problemas. O objetivo durante a sua construção é atingir o ferro da banca. Para quem está procurando bons materiais e baratos, bancadas de solda podem ser construídas com muitos materiais largados pelo ferro velho.

 

Mas se você não tem ainda a mínima ideia de como fazer uma bancada e como ela é útil em alguns serviços, vamos ensinar alguns passos para entender como ela é feita. Quem também fica atento a todos estes detalhes são aqueles que possuem uma funilaria, e precisam utilizar tanto em casa como em trabalhos para clientes.

 

O que vai ser necessário comprar e preparar

 

É preciso adquirir alguns ferros quadrados, que serão necessários tanto para o topo como o fundo da mesa. Não se esqueça da madeira ao fazer os cortes. O material dela ajuda a deixar os cortes retos e evitando possíveis acidentes durante o trabalho.

 

Elas podem ser montadas com duas estruturas quadradas, podendo ser incluído no trabalho um esquadro magnético. Você pode nessa parte da montagem deixar um espaço aberto, para como se fosse colocar uma placa na lateral da banca. Depois você deverá tampar o furo por ali mesmo.

 

Dê uns pontos de solda inicialmente para depois completar o bordão. É uma parte que já começa a ficar mais delicada e exige muito cuidado dos soldadores. Não tem importância de que o lado estético fique impecável, sendo o mais importante que esteja encaixada.

 

As molduras

 

São necessárias duas molduras iguais, um sendo para o tombo e a outra para a base. Na hora de soldar os pés da banca, pode ser necessário mudar para outro tipo de solda, que irá permitir com que você tenha mais facilidade no processo. Uma solda MIG 205 pode ser prática e eficaz.

 

Não perca a atenção em nenhum momento, garantindo que tudo fique bem no esquadro. Fique de olhos abertos sempre nos pontos e para o cordão de fechar. Quando for cortas os buracos, soldadores utilizam algumas chapinhas na solda. Como os soldadores utilizam a banca para trabalho, o mais importante lembrando não é a beleza do material, mas sim a resistência da banca.

 

Durante a parte de estrutura, certifique-se de soldar todas as porcas da bancada. Soldadores sabem bem disso, mas caso você não tenha esse detalhe, assim como mesas comuns que temos em nossas casas, bancadas de ferro precisam ter todas as porcas bem presas, por que se não as pernas que servem como apoio, desmoronam.

 

Soldados mais experientes costumam utilizar até os próprios parafusos, feitos pelas suas mãos. É valido se você tem experiência e confia mais do que parafusos comprados.

Assim é possível tirar levemente a banca do chão e garantir mais apoio. Viu, se você não se importar com a devida colocação das porcas, toda bancada cairá!

 

Não esqueça de soldar os rodízios

 

Aqui vem uma das melhores dicas de ferramenta que vem ganhando força entre os soldadores. Opte por inversores de solda, que são maquinas que podem desempenhar funções especiais. Com isso não será necessárias ferramentas mais pesadas na soldagem, transformando o trabalho em uma atividade prática, eficiente e mais leve.

 

O ideal para bancas de soldas atuais, é que tenha uma máquina compacta em seu ambiente de trabalho. Por ser leve, pode ser carregada para todos os lugares e possibilitando fazer a construção de mais bancas ao longo do dia.

 

Outro ponto enquanto solda os rodízios e outras estruturas da banca: Utilize bem a parte de estruturas metálicas, que podem se tornar excelente opções para atender industrias e marcenarias. Quem sabe fazer esse processo de soldagem, pode faturar muito dinheiro com a construção de bancas de solda.

 

Utilização de corrente e cuidados

 

Os equipamentos transformam a energia elétrica em AC, que pode converter em altas voltagens. Deve se tomar muito cuidado com bancas de solda, pelo risco de choques frequentes. Tudo decorre por que um microprocessador responsável por controlar a energia e transformar a amperagem na soldagem. Isso retorna para correntes estáveis, mas o processo precisa ser feito com cuidado.

 

Mesmo com os riscos de choque, não é aconselhado trabalhar em construções com ferro ou madeira, sem utilizar de uma bancada de solda. Além da sua resistência, pode ser muito útil durante as demandas que o soldador tiver.

 

Se você ainda não tinha nenhum conhecimento sobre o uso de uma bancada de solda e como era feita a sua construção, pode entender agora a utilidade tanto em industrias como serviços feitos em casa com uma solda.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que são bancadas de solda?

January 30, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes

February 14, 2019

Please reload

Arquivo