O que é piso industrial?

July 24, 2020

O piso industrial, conhecido também como piso de alta resistência, é utilizado em locais que recebem alto volume de cargas pesadas, como fábricas, indústrias e estacionamentos. Ele é composto de placas de concreto e outros materiais que irão variar de acordo com a necessidade do ambiente. O piso industrial é uma solução prática para o dia a dia desses espaços, além de serem mais resistentes do que revestimentos comuns utilizados em projetos residenciais, por exemplo. Contudo, é comum surgirem dúvidas sobre esse material, por isso acompanhe esse post e entenda de uma vez por todas o piso industrial.

 

O que é o piso industrial?

 

O piso industrial, na verdade, é uma engenharia de pisos desenvolvida com base no tráfego das cargas que serão transportadas no local, sendo essencial realizar uma análise na infraestrutura do espaço, como terreno de fundação, placa de concreto, etc para aplicar o piso ideal.

 

Além disso, antes da aplicação, todos os envolvidos no projeto, como arquitetos, engenheiros, proprietário e empreiteiro precisam entender qual será o peso real das cargas, tráfego e a necessidade do negócio, para que o piso cumpra a função esperada com alta performance. Ou seja, não adianta aplicar um piso que não suporte a circulação de cargas ou que seja mais resistente que o necessário.

 

Devido ao nome, muitas pessoas entendem que ele é utilizado somente em indústrias, mas esse tipo de piso ainda pode ser aplicado em outros ambientes desde que possuam necessidades especiais de carga ou tráfego, como frigoríficos, cozinhas industriais, shoppings, galpões de depósito, estacionamento de aviões, quadras esportivas, montadoras, pátios de manobras, concessionárias, etc.

 

Como é feito o piso industrial?

 

De forma simples, sobre solo é colocada uma malha de ferro que é preenchida com concreto. Depois, o piso é revestido com materiais específicos ou é apenas polido. Esse processo é bem parecido com o que é feito em lajes de concreto armado.

 

Existe diferença entre piso industrial e piso de concreto?

 

A resposta para essa pergunta é: sim! Ainda que o material seja o mesmo e a aparência também, o piso industrial possui diferentes necessidades. Nele existe uma taxa maior de armação, além de necessitar de cuidados extras com o tipo de solo e espessura do piso, visto que o tráfego de cargas será frequente. Por fim, o acabamento do piso industrial precisa possuir maior resistência à materiais abrasivos, agentes químicos, biológicos e alterações de temperatura. Já o piso de concreto é mais simples, podendo ser utilizado em residências, comércios, bares, restaurantes, etc.

 

Quais são os tipos de pisos industriais?

 

Existem vários tipos de pisos industriais indicados para diferentes tipos de aplicação, sendo necessário, como falado, realizar um estudo para avaliar qual deverá ser utilizado. Os principais tipos são:

  • Piso Epóxi Industrial: É o mais utilizado em locais como armazéns, garagens, oficinas, hospitais, etc.

  • Piso Industrial de Concreto Polido: Muito parecido com o cimento queimado, esse tipo é fácil de limpar, evita poeira, possui maior durabilidade que o piso anterior, além de ser mais resistente a impactos e produtos químicos. 

  • Piso Industrial Vinílico: Não é muito resistente e indicado para locais com tráfego menor, como estacionamentos, postos de gasolina, etc. Ele é o mais econômico e fácil de instalar.

  • Piso Emborrachado: Ideal para tráfego maior, esse piso é macio e antiderrapante, além de ser um isolante térmico e acústico, tornando o ambiente mais confortável.

Portanto, agora que você entendeu sobre os pisos industriais fica mais fácil escolher qual será o melhor para seu negócio, certo? Lembre-se de encontrar profissionais qualificados e especializados para auxiliar na aplicação, escolha e acompanhamento do processo. Com isso, além de evitar problemas com materiais errados, você ainda irá economizar tempo e dinheiro.

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que são bancadas de solda?

January 30, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo