O Que é a Indústria 4.0? Principais Informações Sobre o Assunto

July 7, 2020

 

A Indústria 4.0 geralmente é entendida como uma palavra-chave para o desenvolvimento de todo o setor industrial no contexto da digitalização. Porém, o termo é muito mais amplo e complexo que isso.

 

Antes de tudo, é importante observar que, no contexto da automação e da digitalização, o trabalho em rede e em plataformas, além do uso de máquinas e equipamentos inteligentes precisam ser cada vez mais habituais no dia a dia das indústrias.

 

E como já se sabe, não há como negar que grande parte da indústria mudará massivamente nos próximos anos e décadas. Por isso, é fundamental ficar por dentro das próximas tendências e novidades do setor!

 

A indústria 4.0

 

Graças às soluções modernas do campo da digitalização, a comunicação e a tecnologia da informação podem ser usadas para conectar pessoas, máquinas e produtos resultantes entre si, gerando uma produtividade significativamente mais alta e eficaz. 

 

Dependendo da empresa e do foco da produção, diferentes soluções inteligentes de rede e digitalização podem determinar o mundo do trabalho no futuro. 

 

Inclusive, diversos especialistas prevêem aumentos de produtividade de até 30% até 2025 por conta de toda essa modernização.

 

Principais características

 

As palavras digitalização e rede desempenham um papel bastante importante no segmento Indústria 4.0. Porém, a automação também será muito mais importante no futuro do que podemos imaginar hoje.

 

Na indústria 4.0 é combinado tecnologias físicas e digitais relevantes, incluindo análises, fabricação aditiva, robótica, computação de alto desempenho, processamento de linguagem natural, inteligência artificial e tecnologias cognitivas, materiais avançados e realidade aumentada.

 

Vamos dar uma olhada nas várias possibilidades e características dessa nova revolução industrial. 

 

Uso eficaz de dados

 

A forte digitalização e criação de redes na Indústria 4.0 gerará uma enorme quantidade de dados. 

 

Esses dados não apenas podem ser melhor combinados e avaliados, mas também oferecem a possibilidade de soluções de serviço completamente novas. 

 

Por exemplo, contratos de manutenção proativa podem ser concluídos com mais eficiência, de modo que os períodos de inatividade possam ser reduzidos ou mesmo evitados para uma grande variedade de máquinas. 

 

Imagine o prejuízo para uma indústria caso um trocador de calor ou uma bomba hidráulica, por exemplo, pare de funcionar ou tenha o funcionamento interrompido por causa de problemas? Na Indústria 4.0 as chances de isso acontecer são bem menores.

 

Vale ressaltar que essas soluções da Indústria 4.0 já estão em uso em algumas áreas, mas aumentarão significativamente nas próximas décadas devido ao fortalecimento da rede.

 

Ambientes de produção flexíveis

 

No futuro, a maioria das linhas de produção será modular e, portanto, extremamente flexível. No caso ideal, um produto pode ser fabricado em muitas variações diferentes e claramente especificadas por meio de uma linha de produção. 

 

Isso não apenas aumenta a eficiência econômica da produção em muitas áreas, mas também torna as produções individuais em pequenas quantidades lucrativas para o cliente.

 

Produção flexível

 

A opinião da maioria dos especialistas é de que, acima de tudo, as redes e a digitalização irão melhorar significativamente os ambientes de produção. 

 

Como regra, a produção de um produto requer muitas etapas em diferentes empresas e com uma rede otimizada e tecnologias envolvidas as etapas serão melhor coordenadas e, portanto, a produtividade será maior.

 

Soluções de logísticas 

 

Graças à rede inteligente e à digitalização no campo da logística, as cadeias de mercadorias podem ser calculadas e otimizadas por algoritmos, por exemplo. 

 

Máquinas e armazéns relatam independentemente a falta de equipamentos de produção, evitando assim falhas e problemas maiores.

 

Conservação de recursos

 

Como parte da conservação necessária dos recursos naturais, os produtos são desenvolvidos de tal forma que podem ser utilizados da melhor maneira possível durante todo o seu ciclo de vida. 

 

Além disso, considera-se provável que a medida em que certos elementos possam ser reutilizados ou usados ​​em outros lugares já seja determinada no processo de design dos grupos de produtos individuais.

 

Considerações finais

 

As mudanças estão acontecendo rapidamente, e com a mudança, muitas vezes surge a oportunidade.

 

Nesse caso, é a capacidade do setor 4.0 de desempenhar um papel essencial na tomada de decisões estratégicas, na integração mais ampla do ecossistema e na personalização de produtos e serviços para as necessidades específicas de clientes. 

 

À medida que você começa a aprender mais sobre como os fabricantes adotam as iniciativas do setor 4.0, será útil pensar sobre onde está sua organização agora e onde planeja estar no futuro.

 

Estabelecer uma vantagem competitiva requer muita vontade e investimentos para se destacar. Você está pronto para começar?

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que são bancadas de solda?

January 30, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo