Máquinas e Equipamentos: Entenda as últimas mudanças da NR 12

Os instrumentos normativos são fundamentais para manter a saúde e a integridade física dos profissionais, justamente por isso é uma obrigação que deve ser cumprida, tanto em ambiente público, como privado.

Com a NR 12 não é diferente, este normativa tão importante trata especificamente sobre máquinas e equipamentos e foi atualizado pelo Governo Federal.

Com o intuito de falar mais sobre essas mudanças, decidimos escrever o presente artigo. Leia até o final e fique por dentro das principais mudanças da NR 12.

Quais são os motivos da última alteração da NR 12?

Antes de qualquer coisa, devemos explicar o porquê dessas alterações, de maneira a justificar sua importância.

De acordo com o próprio Governo Federal, que propôs as mudanças na NR 12 em 2019, um dos principais objetivos é tornar o texto da norma mais claro, alterando trechos que davam margem à confusão ou que estavam sujeitos à interpretação.

Entre as partes que foram reformuladas ou eliminadas, temos aquelas em que havia discordâncias entre as informações presentes no anexo e as constantes no corpo da norma.

Com a eliminação dos impasses que eram causados pelo antigo texto, o Governo Federal objetiva tornar mais fácil a aplicação das exigências legais.

Há, ainda, alterações que procuram desburocratizar o uso de máquinas, facilitando a vida dos empreendedores que desejam investir em inovação.

Ademais, as alterações feitas na NR 12 foram necessárias para adequar o texto às novas tecnologias.

Em grande parte, isso se deve aos impactos gerados pela automação industrial, que tornou algumas tecnologias ultrapassadas.

Nos tópicos a seguir, trataremos especificamente das mudanças feitas na NR 12, abordando detalhes dessas alterações.


As principais mudanças da NR12

São diversas alterações na nr-12, pois o mercado empresarial está em constante evolução, surgindo a todo momento novas máquinas e equipamentos interessantes para a rotina das empresas.

Confira abaixo algumas dessas mudanças.


Mudança #1

Máquinas adequadas com as normas técnicas do Brasil (ABNT/NBR) ou conforme as normas internacionais (IEC e ISSO) ou harmonizada de acordo com normas da Europa, do tipo C, também serão consideradas válidas pela NR12.


Mudança #2

Máquinas cuja fabricação foi seguindo normas técnicas anteriores à alteração e que atendam aos princípios de proteção, não serão obrigadas a passar por nova adequação, ou seja, não necessitaram se adequar as normas que foram divulgadas após sua fabricação.


Mudança #3

Máquinas que sigam as normas definidas pela ABNT, ISSO 13849, NBR também estão de acordo com a NR12, sejam elas importadas ou fabricadas em território nacional.


Mudança #4

Toda análise de risco irá receber mais relevância na hora de observar medidas de segurança da máquina, até mesmo quando acontecer a busca por soluções alternativas.


Mudança #5

Algumas ferramentas e equipamentos estão dispensados de passar pela adequação da NR12, como os equipamentos estáticos, ferramentas elétricas que podem ser transportadas e ferramentas elétricas portáteis.


E ai caro leitor, viu só como a NR12 mudou? Compartilhe este artigo em suas redes sociais e ajude a divulgar essa informação!




Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE

(47) 3273-7849

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00h.

MÁQUNAS MK

Soluções e Máquinas e Equipamentos para diversos segmentos de mercado.

 

Confira toda a linha de máquinas, equipamentos e acessórios que a Máquinas MK tem a oferecer.

    LINHA DE ​MÁQUINAS

    - Empacotadoras

    - Enfardadoras

    - Encaixotadoras

    - Dosadores

    - Paletização

    - Esteiras Transportadoras

    - Mesas Giratórias

    - Fechadoras de Caixas

    - Encartuchadoras

    - Projetos Especiais

    ENDEREÇO

    Estamos localizados na:

    Rua João Carlos Stein, 245

    Bairro: Jaraguá Esquerdo

    Jaraguá do Sul - SC

    CEP: 89.253-350

     

     ® 2018 | Máquinas MK | Venda de Máquinas, Equipamentos e Acessórios Industriais