Identificação Industrial para Empresas

Em qualquer lugar, a segurança das pessoas deve ser prioridade, seja em estabelecimentos locais, empresas ou indústrias. Esse último, no entanto, possui um grande número de trabalhadores em suas instalações, não sendo possível realizar orientações de segurança para cada um. Ou seja, realizar uma comunicação que seja efetiva e clara é necessário para garantir o bem estar de todos. Mas como fazer isso? Utilizar formas de identificação industrial, como etiquetas e adesivos é uma maneira simples e eficaz. Então, continue lendo esse post para entender melhor sobre o assunto.

O que é a Identificação Industrial?

Ela geralmente é feita por meio de etiquetas, com um processo de rotulagem simples e rápido para identificar máquinas, cabos, fios, equipamentos e outros itens utilizados na indústria, principalmente no setor produtivo.

Qual é a importância da Identificação Industrial?

Como falado, um de seus objetivos é garantir a segurança dos trabalhadores, visto que quando se utiliza de etiquetas de identificação industrial é possível orientá-los sobre o tipo de máquina ou equipamento que está operando, além de incluir informações como voltagem, marca, riscos, entre outros. Com isso, a segurança do colaborador é garantida, visto que ele sabe quais cuidados precisa tomar graças à etiqueta.

Além disso, ao realizar algum tipo de manutenção em máquinas, é preciso bloquear os dispositivos de energia e também sinalizar o processo de manutenção. Isso porque, as etiquetas deixam claro que a máquina está sendo inspecionada, além de informar o horário em que o procedimento irá ocorrer, data do bloqueio de energia, motivo da manutenção, nome do responsável e um alerta para não a utilizarem. Isso facilita o dia a dia dos colaboradores, pois impede alguém de realizar outro processo e causar algum tipo de problema na manutenção.

A identificação industrial também é imprescindível para otimizar o tempo dos colaboradores, visto que as etiquetas são totalmente personalizadas e de acordo com as especificações do equipamento, máquina, cabos, fios, etc, como classificação e composição. Inclusive, é possível informar na etiqueta orientações sobre a montagem, garantindo que ela seja feita de maneira correta e ágil.

Por fim, se você quer organização e economia em sua empresa, realizar a identificação dos itens é fundamental para atingir esse objetivo. Isso porque, em uma etiqueta, além das informações sobre o objeto em questão, é possível deixar especificado a data da última manutenção, nome do colaborador que realizou o procedimento, local em que foi realizado, quais itens foram trocados, o que foi feito, data da próxima manutenção, entre outras informações relevantes para a empresa e para o próximo funcionário que irá realizar a manutenção.

Com isso, além de evitar perder tempo procurando essas informações, tudo já será especificado no próprio objeto, deixando todos os envolvidos a par dos dados. Aliás, se desejar, ainda é possível incluir o QR code, que pode passar todas essas informações pelo celular. Todo esse processo de organização irá promover a economia por meio da manutenção corretiva.

Qualidade do material

Principalmente em indústrias, que possuem grande fluxo de pessoas, é muito importante utilizar materiais de qualidade, não apenas em seus produtos ou sinalizações, mas também na identificação. Existem diversas etiquetas que ficam apagadas com o tempo ou que descolam do local, dificultado a identificação e influenciando no tempo gasto pelos colaboradores. Portanto, a identificação deixa de ser funcional para se tornar um problema, sendo necessário encontrar uma empresa de qualidade que realize a impressão com bons resultados.

Além disso, opte por materiais com alta durabilidade e resistentes a fatores externos, como altas ou baixas temperaturas, ambientes úmidos, insalubres, atrito, entre outros. Além de facilitar a identificação, o risco de você perder algum dado por falta de resistência da etiqueta ou acontecer algum acidente será mínimo.

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
NOSSO TELEFONE

(47) 3273-7849

NOSSOS HORÁRIOS

Segunda a Sexta, das 08:00 às 18:00h.

MÁQUNAS MK

Soluções e Máquinas e Equipamentos para diversos segmentos de mercado.

 

Confira toda a linha de máquinas, equipamentos e acessórios que a Máquinas MK tem a oferecer.

    LINHA DE ​MÁQUINAS

    - Empacotadoras

    - Enfardadoras

    - Encaixotadoras

    - Dosadores

    - Paletização

    - Esteiras Transportadoras

    - Mesas Giratórias

    - Fechadoras de Caixas

    - Encartuchadoras

    - Projetos Especiais

    ENDEREÇO

    Estamos localizados na:

    Rua João Carlos Stein, 245

    Bairro: Jaraguá Esquerdo

    Jaraguá do Sul - SC

    CEP: 89.253-350

     

     ® 2018 | Máquinas MK | Venda de Máquinas, Equipamentos e Acessórios Industriais