Equipamentos essenciais para padarias: saiba quais são mais úteis

March 30, 2020

Se você quer abrir um negócio para vender pães, bolos e outros produtos do tipo, precisará saber quais são os equipamentos essenciais para padarias.

 

O negócio é interessante para o empreendedor. Afinal, há uma razão para existirem 70.500 padarias em todo o Brasil: só o pãozinho está em 84% dos lares nacionais. Isso sem falar em outros produtos que o empreendimento pode fazer.

 

Além disso, é importante lembrar que a padaria de bairro é praticamente uma instituição nacional. Todo mundo tem a sua padaria de “estimação”, o que significa uma clientela estável.

 

No entanto, é importante entender quais os equipamentos essenciais para padarias e montar o seu empreendimento com todos os itens importantes para o negócio.

Quer saber quais são os principais equipamentos? Então siga a leitura abaixo!

 

Forno é um dos equipamentos essenciais para padarias

 

Não poderíamos começar a lista de equipamentos essenciais para padarias sem o item mais importante. É claro que é o forno.

 

O forno é o coração de uma padaria. Sem ele, o estabelecimento praticamente não pode produzir nenhum dos seus produtos, incluindo o seu principal item de venda, o pãozinho.

 

Uma padaria precisa de um bom forno de convecção ou de lastro para poder produzir o pão e outros produtos (bolo, pizzas e outras massas) com a melhor qualidade possível.

Afinal, isso é completamente essencial para garantir aquela clientela fixa que não abre mão de um pãozinho de qualidade.

 

Refrigerador é um dos mais importantes itens da padaria

 

A cozinha de uma padaria precisa de bons e potentes refrigeradores para diversas coisas. O equipamento é essencial em praticamente todos os processos do estabelecimento: no armazenamento de ingredientes, na apresentação de acompanhamentos (cervejas e refrigerantes) e na gestão de produtos prontos para melhor lidar com a demanda do dia.

 

O refrigerador correto para a padaria dependerá do seu uso e do volume de produtos. Para armazenamento, os horizontais tendem a ser melhores e mais fáceis de usar. Já para apresentar os itens para os clientes, os verticais são mais populares.

 

Divisora é um equipamento de importância estratégica

 

A divisora é um equipamento essencial para a padaria pois aperfeiçoa a divisão de massas. Isso permite que a padaria possa aproveitar melhor os ingredientes ao produzir a massa em grandes quantidades e depois dividi-la corretamente.

 

Isso facilita a produção, dá mais qualidade e agilidade ao processo e ainda garante melhor gestão de custos e rendimento de produtos, além de melhorar o planejamento financeiro ao gerar uma conversão mais precisa do preço dos produtos com base em seus quilos.

 

Batedeira é um equipamento que facilita a produção

 

A produção de massas e itens para uma padaria tende a exigir a manipulação de grandes quantidades de ingredientes. São litros e litros de água, leite, farinha, ovos e muito mais para gerenciar as muitas fornadas de pães que alimentam o bairro.

Por isso, não vale a pena economizar nas batedeiras da cozinha da bateria. É importante optar pelas planetárias, capazes de lidar com mais de 100 litros de produtos de uma vez e possa agilizar a fabricação dos produtos em série.

 

Amassadeira é essencial para a qualidade do produto

 

Todo mundo já ouviu a expressão "o pão que o diabo amassou". Parte da origem dela tem a ver com a percepção (correta) de que um pão mal-amassado é ruim de comer. No entanto, para uma padaria, pode ficar complicado amassar massas de 100, 200 quilos de uma vez. Não há padeiro que resista.

 

Por isso, a amassadeira é um dos equipamentos essenciais para padarias, inclusive para a sessão de pães em supermercados, pois sem ela é muito difícil conseguir uma homogeneização de ingredientes, além de deixar a massa bem batida e garantir um pão leve e saboroso.

 

Balança é outro equipamento essencial para a qualidade do produto

 

Se você pesquisar uma receita de pão caseiro, encontrará algo como 500 gramas de farinha, 2 ovos, 100 ml de água e por aí vai. É um pouco estranho essas receitas tão "redondinhas", né?

 

Isso porque, na prática, as receitas customizadas, que fazem aqueles pães que são fora do comum, não são tão acertadinhas assim. É necessário ter um controle preciso dos ingredientes e garantir a proporção perfeita. Qualquer alteração resulta em um produto de qualidade diferente.

 

É por isso que a balança de precisão é extremamente necessária em uma padaria que quer produzir pães, bolos e outros produtos em grande quantidade, mas com qualidade fora de série, o que é necessário para cativar o público local e garantir a clientela fixa.

Esses são os equipamentos essenciais para padaria, mas não significa que sejam únicos. Existem outros que ajudam a garantir uma boa produção, como a câmara fria, a estufa e mais.

 

E aí, gostou de conhecer os equipamentos que você precisará comprar para abrir uma padaria? Se sim, não esqueça de deixar um comentário abaixo com a sua opinião sobre o assunto!

 

 

 

Share on Facebook
Share on Twitter
Please reload

Posts Em Destaque

O que são bancadas de solda?

January 30, 2020

1/10
Please reload

Posts Recentes
Please reload

Arquivo