Benefícios da Automação Industrial para sua Empresa

O cenário da tecnologia muda todos os dias e, com isso, o setor industrial sofre uma metamorfose também. A indústria 4.0, conhecida também como Quarta Revolução Industrial, é um conceito utilizado para representar a integração de diferentes tecnologias, anda lado a lado com a automação industrial, pois é ela quem tem como objetivo o englobamento de um modelo de produção que é totalmente focado em tecnologias inovadoras.


Há relatos de que as primeiras máquinas com comando numérico que surgiram, foram depois da Segunda Guerra Mundial e, a partir daí, os avanços só foram crescendo. Você já deve ter assistido ao filme “Tempos Modernos”, certo? Pode-se usá-lo como exemplo para falar sobre os benefícios da automação industrial — mesmo que a finalidade do filme não seja essa —, onde em vez de um funcionário realizar um trabalho único, uma máquina poderia realizar o mesmo de forma prática e otimizada.


Com a finalidade principal da otimização de tarefas repetitivas, as máquinas CNC estão aí para provar o quanto um equipamento desse pode ser benéfico em seu negócio.


Confira agora os principais benefícios de uma CNC


Padronização — Com uma CNC, você tem a segurança de que seus produtos possuirão o mesmo acabamento por estarem sendo produzidos em massa.


Menos falhas — Como citado anteriormente, com a padronização, você também obtém menos falhas, já que todos os produtos terão mesmo formato, reduzindo as probabilidades de um retrabalho.


Maior produtividade — Já que os produtos serão padronizados e as falhas menores, assim é possível que a produtividade aumente ainda mais, pois o tempo gasto em um único produto não será necessário.


Segurança — Mais importante que qualquer processo, é a segurança de seus funcionários, por isso, as máquinas CNC possuem a proteção necessária para que seus processos ocorram da melhor forma com agilidade. O bem-estar de seus colaboradores deve estar em primeiro lugar e acidentes de trabalho podem ser evitados.


Vantagem competitiva — É claro que possuir uma CNC fará você sair na frente dos concorrentes que ainda optam pelo trabalho manual nas produções. Como já citamos anteriormente, uma máquina pode exercer uma tarefa de forma mais rápida, segura e com menos falhas, sendo possível que a produtividade seja ainda maior.


Redução de custos — Dinheiro é um assunto muito importante, por isso, não podemos deixar de falar sobre isso! Apenas uma máquina pode substituir o trabalho manual de até 3 pessoas, além de possuir mais precisão e evitar falhas que podem ocorrer em trabalhos feitos a mão, garantindo que sua empresa evite desperdícios.


Falamos sobre alguns pontos muito importantes, porém, é claro que não são apenas esses! Com essa leitura, ficou evidente que uma máquina router CNC pode facilitar a vida de diversos empreendedores que desejam aumentar o ritmo de produção, além de evitar gastos, podendo investir em peças que podem ajudá-lo ainda mais.


Muitas indústrias estão optando pela automação, visto que é mais simples possuir somente um funcionário operando uma máquina que realizará um trabalho contínuo e em grande escala com perfeição, do que diversos funcionários que possuem estilos diferentes de produção, fazendo com que seus produtos não tenham o padrão exigido pelo mercado.


E não se esqueça: novos modelos de produção estão sendo criados e as empresas não estão para brincadeira, então você deve acompanhar o ritmo da indústria para que não fique para trás, enquanto sua concorrência está atenta às novas tecnologias que surgem a cada dia e cada vez mais otimizadas. Você não se arrependerá de investir em automação e, principalmente, em um futuro que está respirando tecnologia. Não perca a chance de sair na frente!



Máquinas MK. Referência em máquinas industriais.






Posts Em Destaque
Posts Recentes